Com o EcoVisão Cast promoveremos uma conversa entre atores da economia, sociedade e especialistas dos pilares do Desenvolvimento Sustentável e temas materiais ESG: Ambiental, Social, Economia e Governança, para facilitar a compreensão dos riscos e oportunidades, elevar a consciência para tomada de decisão e inspirar inovação, a partir de uma visão ECO & lógica
Quem participa do ecossistema e acompanha a história da Mutação Sustentável sabe que nosso principal diferencial é trazer a perspectiva ecológica para inspirar inovação, gerenciar de forma efetiva e educar com uma comunicação isonômica.
Afinal, se desejamos criar resultados que sejam benéficos para todo o ecossistema, é preciso compreender quais são os padrões que mantêm um ecossistema saudável, resiliente e consequentemente próspero, e passar a agir adotando os padrões ecológicos como base de criação, de gestão e dos relacionamentos.
A partir da nossa atuação nesses últimos 4 anos percebemos e aprendemos o quanto a comunicação simples e a informação lógica de qualidade é primordial para elevar a consciência e, principalmente, guiar novos caminhos e incentivar ação!
O problema é: a comunicação não é simples, porque por vezes o pensamento é complexo, e a informação lógica de qualidade está escassa.
Melhor dizendo, ela está concentrada, e pouco disponível ou de fácil acesso para outros espaços e "mundos" distantes dos ambientes dos grandes "players" do mercado, e com isso, humanos de negócios e outras agentes da economia acabam sendo influenciados erroneamente pela superficialidade de mídia e opiniões ideológicas.
Com esse propósito nasceu o EcoVisão Cast, um conteúdo para ouvir, sentir, aprender e empreender ao ampliar a visão de mundo, questionar a complexidade das relações econômicas e criar futuros em harmonia com os ecossistemas.
Como iniciativa da Mutação Sustentável, no ar desde o dia 21 de junho, solstício de inverno, trazendo a intencionalidade da estação, transmitindo a energia do despertar para o novo, um convite para emergir e florescer futuros desejáveis.
Com o EcoVisão Cast promoveremos uma conversa entre atores da economia, sociedade e especialistas dos pilares do Desenvolvimento Sustentável e temas materiais ESG: Ambiental, Social, Economia e Governança, para facilitar a compreensão dos riscos e oportunidades, elevar a consciência para tomada de decisão e inspirar inovação, a partir de uma visão ECO & lógica:
Enxergar o sistema como um todo considerando as relações entre os elementos e reconhecendo a interdependência dos sistemas socioeconômicos com os ecossistemas terrestres para o desenvolvimento humano e para a gestão de empresas e municípios.
Sim, diante dos desafios emergentes, como a crise climática, política e econômica, é preciso mudar a perspectiva para um novo modelo de gestão, que coloque o desenvolvimento humano no centro integrado junto ao contexto dos limites ecossistêmicos, fortalecendo a biodiversidade e potencializando uma economia mais justa e regenerativa.
Esse movimento foi impulsionado pela sensibilização do impacto das chuvas extremas no Rio Grande do Sul, agravado pelo despreparo negligente da gestão urbana.
Por isso, para o lançamento do EcoVisão Cast, buscamos apoiar uma organização do RS que estivesse prestando apoio aos afetados e atuante para redução de desigualdade social. Conhecemos o Coletivo Atinuké, que estuda, apoia e fomenta o pensamento das mulheres negras.
E para abrir o lançamento do podcast, convidamos e ouvimos uma voz atuante no território de Porto Alegre-RS, a humana Nina Fola, pesquisadora e Doutoranda em Sociologia, palestrante sobre Racismo e Cultura Negra. Nina trouxe o seu ponto de vista para contar esse momento que entra para história do RS e dos casos mundiais de efeitos de impacto de clima extremo.
Ouça agora:
Siga o canal do podcast no Spotify e acompanhe os próximos convidados:
28/06 - Gestão de Resíduos Sólidos com Fabrício Soler
05/07 - Água, Saneamento e Empreendedorismo com Anna Luisa Beserra
12/07 - Riscos e Impactos dos Efeitos do Clima Extremo com Dr. Carlos Nobre
Esperamos você por lá Human!
Comments