top of page
  • sabrinacorrea1

Qual a relação entre a Política e a Sustentabilidade?

Atualizado: 19 de set. de 2022

Estamos há 2 semanas das eleições 2022 e o questionamento que trazemos é: As propostas dos candidatos fazem sentido para você? Como você analisa as propostas?

É normal existir dúvida nesta avaliação, afinal, não tivemos uma cultura de educação política e democracia nas escolas, e hoje, existe muitas informações com conotação enviesada.

Por isso, viemos trazer a lente da Sustentabilidade para contribuir com esta análise através de uma série de vídeos do nosso canal do YouTube.

Que o desenvolvimento sustentável é tema de plano de governo, ninguém tem dúvida. Mas será que a Sustentabilidade é só uma pequena parte do plano? Afinal, qual é a relação da Política e a Sustentabilidade?


Esse é o tema do vídeo 1 abaixo.



No vídeo acima vemos que a origem da política e da sustentabilidade partiram do mesmo objetivo: atender as necessidades humanas. Décadas se passaram desde a introdução do desenvolvimento sustentável e séculos do início da política. Qual seria o modelo de Sustentabilidade para aplicar na gestão política?

No vídeo 2 apresentamos o exemplo modelo de Desenvolvimento Sustentável: a própria evolução da vida na Terra.



Dentro da perspectiva Eco-lógica e visão sistêmica da vida, a base da Sustentabilidade é a rede de relações que dão forma, função e comportamento a tudo que tem vida. E um aspecto disso é o metabolismo - fluxo incessante de matéria e energia que atende as necessidades de cada unidade viva através das funções consumidoras, produtoras e recicladoras!


Pelo funcionamento da sociedade hoje sabemos bem o que é consumir e produzir, mas existe a terceira função que não estamos exercendo, e isso está afetando o equilíbrio e a Sustentabilidade! Descubra no vídeo 3 que função é essa!



Vivemos sobre um grande paradigma de separação e competição e, isso impede de enxergar que as polaridades existem para dar equilíbrio e movimento!

Dentro da visão sistêmica, a vida está em busca de constante novidade! É daí que surge a inovação, consequentemente a evolução!

Será que não estaria na hora de transcender a disputa pela razão do que é certo e errado, que é dinâmico e contextual, e passar olhar para os princípios da natureza para construir uma nação sustentável?

O que faria evoluirmos mais? Competir ou colaborar? Veja no vídeo 4 o que podemos aprender com a perspectiva ECO-lógica.



Percebe que a política e a sustentabilidade têm muito mais em comum?

Inscreva-se no nosso canal do YouTube para acompanhar os próximos vídeos.

Veremos que a Sustentabilidade é muito mais do que um agenda a se cumprir até 2030, ela deveria ser o padrão de gestão de qualquer ecossistema!


Comente aqui, o que achou do conteúdo?


Estamos com agenda aberta para Workshop de Sustentabilidade sob a perspectiva ECO-lógica. Para mais informações: sabrina.correa@mutacaosustentavel.com.br


Até a próxima!


8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page