top of page
  • sabrinacorrea1

Será que você sabe o que é uma mutação sustentável?

Atualizado: 21 de abr. de 2021

Mutação Sustentável não é somente o nome da nossa marca, atribuímos um conceito ao termo, através do nosso aprendizado e experiência! O que significa mutação sustentável para você?




A princípio, o nome pode falar por si só, mas a combinação das duas palavras podem trazer diferentes conceitos, uma vez que cada uma delas traz consigo vários significados. A partir daí, cada pessoa que ver ou ouvir Mutação Sustentável pode gerar a sua própria interpretação.


Considerando essa possibilidade e sabendo que todos nós temos uma predisposição de modelo mental com uma programação fixa em crenças (aqui cito como uma das referências Carol S. Dweck PhD em psicologia e autora do best-seller Mindset, a nova psicologia do sucesso), e que ainda algumas palavras podem trazer em si uma conotação preconceituosa, muitas vezes negativa, ou também, um significado de compreensão coletiva generalizada por alguma experiência ou ensino.


Como eu sei disso? Porque eu, Sabrina, falo por mim mesma, desde que aprendi a observar a rapidez que minha mente busca se identificar com alguma coisa conhecida. Faça o teste e observe a sua.

Por exemplo, se você me perguntasse, alguns anos atrás, o que é mutação, eu rapidamente me conectaria com as aulas de ciência, acho que na 8ª série, e responderia: alteração do material genético que pode gerar falhas ou células cancerígenas. A partir disso, o que pode acontecer? Soar uma conotação negativa.

Se você observar vai identificar que, culturalmente, muitos conceitos se tornaram limitados com o tempo a uma verdade absoluta, a partir de crenças. Aos poucos aqui, traremos outros exemplos para a gente debater.


Então vamos lá, gostaria de resgatar o significado de mutação e sustentável de acordo com dicionários disponíveis online. (Sim, porque é onde efetivamente fazemos pesquisas hoje).


Mutação, segundo Michaelis:

  1. Ato ou efeito de mudar(-se); alteração, avatar, modificação, mudança, transformação.

  2. Tendência em mudar de atitude, ideia, opinião etc.; inconstância, volubilidade.

  3. (Genéti.) Alteração súbita e brusca no genótipo de um indivíduo, sem relação com os ascendentes, porém que pode ser herdada pelos descendentes.

Estou satisfeita com esses resultados para mutação. E você?

Agora vamos para a palavra Sustentável, segundo o dicionário Michaelis.

1.Que se pode sustentar.


Aqui achei o significado limitado, então, vamos analisar algumas das interpretações no dicionário Michaelis para "sustentar", e ampliar a nossa compreensão.


1. Impedir de cair, escorando o peso por baixo; (Ok, mas não é este o significado na aplicação aqui);

2. Carregar nas mãos; (Ok, mas também não representa);

3. Oferecer resistência a; (surgiu uma conotação negativa aí?);

4. Garantir alimentação a quem realiza trabalho pesado; (hummm, é isso mesmo?);

5. Dar apoio necessário para manter uma situação; (Ok, chega perto, mas ainda não representa integralmente)

6. Fazer durar por mais tempo e com a mesma intensidade um compasso, um tempo, uma nota, uma voz; (ou seja, fazer um ritmo durar por mais tempo e com a mesma intensidade… gostei deste);


Se ligarmos o significado ao pé da letra, o que é comum, temos várias opções de interpretação e aplicação.

Então, vamos sair do adjetivo sustentável e trazer a palavra substantiva relacionada, a Sustentabilidade.


Embora, seja o principal assunto que tratamos aqui no blog, não vou trazer o meu conceito de Sustentabilidade pronto, seguimos com o dicionário online para representar a pesquisa das pessoas.


Segundo o mesmo dicionário Michaelis, sustentabilidade:

1. Qualidade, característica ou condição de sustentável.


Xi, voltamos à estaca zero.


Vamos para outras fontes... A partir daí, encontramos vários conceitos:

Segundo o Dicio, sustentabilidade:

1. Conceito que, relacionando aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais, busca suprir as necessidades do presente sem afetar as gerações futuras.

2. Qualidade ou propriedade do que é sustentável, do que é necessário à conservação da vida.


Segundo o Dicionário Informal, sustentabilidade:

1. É um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana.


E ainda a página complementa:

Propõe-se a ser um meio de configurar a civilização e atividade humanas, de tal forma que a sociedade, os seus membros e as suas economias possam preencher as suas necessidades e expressar o seu maior potencial no presente, e ao mesmo tempo preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais.


Devido a respostas como estas, complexas, a Sustentabilidade para muitos se torna um bicho de 7 cabeças.


O termo sustentabilidade tem suas raízes mais conhecidas no Relatório Brundtland, documento “Nosso Futuro Comum” publicado pela primeira-ministra da Noruega, Gro Brundtland, em 1987 pela Comissão Mundial de Meio Ambiente, que definiu oficialmente o desenvolvimento sustentável pela primeira vez.

Desde então, o termo e sua aplicação tem evoluído, e falaremos mais sobre isso em outros posts.


Para seguir com o entendimento do que é Mutação Sustentável, direcionamos para a referência que conferiu o significado de Sustentabilidade, a Ecologia.


Através do avanço da ciência ecológica, que é o estudo do meio ambiente, seres vivos e suas interações, foram identificados diversos padrões que caracterizam a sustentabilidade da natureza, afinal são 3,8 bilhões de anos desde a aparição da primeira forma de vida, que a natureza evolui, aumenta sua complexidade, prospera em abundância, e que hoje, se mantém em equilíbrio. (bom, pelo menos em partes, ainda)


Então, para aprofundar teríamos que adentrar nos padrões que caracterizam a sustentabilidade, o que faremos aos poucos aqui, visto que, a ecologia trata da diversidade, este post tornaria uma enciclopédia.

Para o conceito que atribuímos, a interpretação da Ecologia é suficiente para atender a Mutação Sustentável.


Sem mais delongas...


Mutação Sustentável significa a transformação de algo a partir do mindset ecológico.


Está bem, para ficar mais claro…


Mindset: termo em inglês que traduzindo significa programação da mente de reagir com certa predisposição de pensamentos, o modelo que a mente funciona, enxerga e interpreta a realidade.

(eu formulei do meu entendimento, se preferir dá um Google aí).


Logo…


Mutação Sustentável é o ato de alterar o estado de algo com a mente programada da natureza, que funciona para a sustentabilidade.


E aí, nos contem…

Qual era sua interpretação para Mutação Sustentável?

Faz sentido para você o conceito que lhe foi atribuído?




 

Fontes:


35 visualizações0 comentário
bottom of page